O Cosmos é tudo o que existe, existiu ou existirá.

terça-feira, setembro 08, 2009

Comodismo do "Deixa Para lá"

Ando sempre a bulir. Isto é nunca paro quieto, nem deixo os problemas agravarem-se por inactividade minha. Por isso faz-me confusão que a outra metade da população de que não faço parte (ou se calhar mais de metade) ache que os problemas se resolvem sozinhos, ou pior, sabem que não se resolvem mas não fazem nada por isso.
Eu gosto de agarrar o touro pelos cornos. Prevejo um problema? Pelo menos tenha que minimizar o problema, se não o resolver. E é maior a probabilidade de solução quanto mais cedo o enfrentarmos.
Não entendo como há pessoas que sabem que vão ter um problema, sabem que ele vai acabar por o encontrar, e enterram a cabeça na areia à espera.
É um facto que alguns problemas se diluem com o tempo, e se estivermos quietinhos ele acaba por perder importância. Certo. É também um facto, que agir de cabeça quente raramente resolve as coisas. Certo também. É preciso cabeça fria e racional para se conseguir aumentar a taxa de sucesso na resolução de problemas. Mas deixar-me estar quieto à espera?! Não! Isso para mim não. Prefiro morrer a lutar e ainda assim morrer, do que me entregar ao executor. (na realidade morrer não é uma opção).
Claro que o resultado de tanto enfrentar o touro é um cansaço tremendo e muitas vezes um mau humor de fugir. Mas os problemas existem quer se lide com eles ou quer se tenha a atitude comodista do "deixa para lá". A diferença é que eu os apanho mais pequeninos e não os deixo crescer. Por outro lado meto-me em muito mais coisas e por isso sou bombardeado por muitos mais lados com problemas. Mas eu aguento, venham eles que eu cá estou de mangas arregaçadas e punhos fechados. Venham!

Sem comentários: