O Cosmos é tudo o que existe, existiu ou existirá.

terça-feira, dezembro 13, 2005

Ser humano.

A espécie humana é maravilhosa. Todo o planeta Terra é maravilhoso. Mas o Homem sobressai. Somos fruto de um longo processo de evolução com soluções admiráveis por parte da natureza. Somos ágeis e fortes apenas o suficiente para nos desenrascarmos no meio selvagem. Mas destacamo-nos porque temos características únicas e engenhosas. Partilhamos da capacidade dos mamíferos de amar e de proteger os seus. Desta forma os elementos que por si só seriam de frágil sobrevivência apoiam-se entre si permitindo a sobrevivência de toda a espécie.
E essa capacidade de amar é maravilhosa. Ainda mais porque podemos amar conscientemente. Isso permite-nos juntar o coração ao intelecto e é assim que nasce a arte. Não imagino de que forma poderíamos gostar de música, de poesia, de teatro, senão fosse porque somos capazes de amar.
Acredito-me piamente na vida extraterrestre. Não me acredito em ovnis, obviamente. O que limita a possibilidade de contactos. Mas não deixo de imaginar as coisas maravilhosas que poderíamos descobrir sobre nós próprios se tivéssemos a possibilidade de um contacto com quem não é como nós. Estamos habituados a nós próprios, á nossa história, e banalizamos características que são maravilhosos e quem sabe únicas no universo.
As soluções da natureza tendem a repetir-se em situações isoladas, como exemplo temos as baleias que sendo inicialmente mamíferos terrestres ao voltarem ao mar adquiriram barbatanas tal como os seus vizinhos peixes, e não as copiaram destes nem o conseguiriam fazer, foi apenas uma solução natural.
Provavelmente não podemos dizer que os mamíferos terrestres são os únicos seres no universo capazes de amar, a solução do amor deve ter surgido várias vezes. Mas há tanta coisa maravilhosa sobre nós que muitas vezes desvalorizamos, banalizamos e não entendemos. E o conjunto dessas características é único. Os Homens são únicos, e o amor é maravilhoso.

Sem comentários: