O Cosmos é tudo o que existe, existiu ou existirá.

segunda-feira, junho 06, 2011

Como é que os meninos de cadeira de rodas andam de baloiço?

Hoje fui buscar a minha filha ao jardim de infancia. Ela é finalista, com 5 anos. Está naquela fase da ingenuidade e inocência em que os porquês do mundo se lhe põem. E ela perguntou-me como é que os meninos em cadeira de rodas andavam de baloiço. Como criança normal que ela é, para quem o parque infantil é das coisas mais importantes, não faz sentido que as outras crianças sejam diferentes. E perguntou-me isto...
Que responde um pai? Eu próprio, um pouco egoístamente, nunca tinha pensado nisto. Todos os meninos deviam ter direito a desfrutar de uma infancia plena, de se divertirem, de aprenderem, de terem as mesmas boas experiencias. Mas o mundo não é assim. Há coisas piores, há crianças que passam por cenários de guerra, e que até pegam em armas, quando deviam andar de bicicleta e brincar com bonecas. Mas mesmo no nosso meio, há crianças que não podem andar de baloiço.
Podemos até encontrar soluções para estas crianças não encontrarem estas barreiras. Já nem se fala das imensas barreiras arquitectónicas, mas até experiencias banais e ao mesmo tempo essenciais, como andar de baloiço ou escorrega, podem ter obstáculos para quem tem limitações.
A minha filha queria encontrar soluções, queria pensar que os pais dessas crianças os ajudavam, os seguravam enquanto eles se divertiam. Mas será tal possivel? Penso que não.
Apesar de todas as nossas dificuldades, ainda há pessoas e crianças que passam por maiores. Este mundo não é justo. Nunca será. Mas isso deve-nos servir de aprendizagem, para sabermos valorizar a sorte que temos.
Há meninos que simplesmente não poderão andar de baloiço...

Sem comentários: